A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, de 23 a 26 de abril, o Seminário RN é Terra Indígena: Saberes Tradicionais e Preservação Ambiental. A programação acontece no Campus CERES/UFRN (Caicó), no Campus IFRN Ceará-Mirim, no Campus Central da UFRN (Natal), na Comunidade Indígena do Katu e na Vila Flor (Canguaretama/Goianinha). O objetivo é promover um diálogo entre os saberes indígenas e acadêmicos, reconhecendo a presença e a luta dos povos indígenas do RN, bem como sua contribuição para a proteção ambiental.
O Dia dos Povos Indígenas acontece no dia 19 de abril. A data foi instituída no dia 2 de junho de 1943, pelo Decreto-lei 5.540, com o nome de “Dia do índio”. Em 2022, por meio da Lei 14.402, o nome foi alterado para “Dia dos Povos Indígenas”, a fim de ressaltar a pluralidade dos povos originários.
Segundo dados do Censo IBGE 2022, o Rio Grande do Norte possui uma população de 11.724 indígenas – no entanto, é o único estado do Brasil sem terras indígenas demarcadas. A finalidade do seminário é reunir professores, pesquisadores, lideranças e ativistas para fortalecer o reconhecimento dos povos originários do RN e valorizar sua resistência e seus saberes tradicionais como fundamentais para a preservação do meio ambiente e o combate às mudanças climáticas.
O evento está estruturado em quatro dias de atividades acadêmicas e culturais – cada data numa localidade diferente – contando com mesas de debates, rodas de conversa, oficinas e momentos culturais. O seminário é promovido pela Comunidade Ambiental (Coamb), juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFRN), o Centro de Integração de Redes Sociais da UFRN (CIRS/UFRN) e o Departamento de Antropologia da UFRN.
Mais informações sobre a programação já estão disponíveis no Instagram da Comunidade Ambiental. As inscrições serão abertas em breve via SIGAA eventos.
SERVIÇO
Seminário RN é Terra Indígena: Saberes Tradicionais e Preservação Ambiental
Data: 23 a 26 de Abril
Local: Campus CERES/UFRN (Caicó), IFRN Ceará-Mirim, Campus Central UFRN (Natal), Comunidades Indígenas Katu e Vila Flor (Canguaretama/Goianinha)
Inscrições: SIGAA-UFRN (https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/home.jsf)
Mais informações na página do Instagram da Comunidade Ambiental: https://www.instagram.com/comunidade.ambiental/
Fonte: Com informações de AGECOM